FESTA DE ENCERRAMENTO 2013



















































































DIA DA FAMÍLIA - 30 DE NOVEMBRO

No sábado em nossa escola realizamos oficinas com os pais e os alunos, onde mostramos um pouco do trabalho que é desenvolvido com os alunos. As oficinas foram divididas em várias seções  para  que  todos os pais pudessem participar de mais que uma atividade.
Laboratório de Informática

Nosso objetivo com a oficina foi mostrar aos pais que todas as atividades feitas no laboratório sempre  estão ligadas com  as propostas de sala de aula.
No caso apresentamos dois Artistas que os professores estão acostumados a trabalhar, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi.























Biblioteca Escolar
Por meio da contação de histórias os pais e alunos foram convidados a vivenciar o mundo do faz de conta e a interagir com ele, visto que a proposta da oficina "Contação de História em meio ao lúdico" era participar da história elaborado um novo final, confeccionando um livro no qual pais e alunos fizeram a reescrita do texto.




Sala 1

Como os alunos de nossa escola se destacaram na Oficina do Reciclar é Show, as crianças e a professora Fátima não podiam deixar de compartilhar um pouco do que aprenderam durante este projeto com os pais de nossa escola. Ensinando a construir instrumentos musicais utilizando sucatas.

Sala 2
Uma oficina  de culinária, onde os pais e alunos desenvolveram uma receita culinária, juntos com as professoras. Ah!!... sem esquecer o melhor momento que foi a degustação...hummmm.
Paçoca fácil

Ingredientes
500 g de amendoim torrado e sem pele
1 pacote de 500 g de bolacha de leite
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina

Modo de Preparo

    •  Triturar o amendoim no liquidificador (reserve)
    • Triturar as bolachas no liquidificador, misturar com o amendoim, em seguida acrescente a margarina e o leite condensado, misturando tudo muito bem
    • Coloque a mistura em um refratário untado com margarina e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora

Sala 4
Fazendo artesanato com material reciclável.








Sala 6
Nesta oficina os pais e os alunos fizeram reproduções de obras do artista Ivan Cruz a partir da apresentação de suas obras. Pinceis, tintas e muita criatividade.




Sala 07 
Envolvemos os pais e alunos em atividades lúdicas utilizadas pelos professores como estratégia para desenvolver alguns conteúdos em sala de aula.


Sala 08
Desenvolver a criatividade utilizando materiais diversos.







 Sala 09

Apresentamos aos pais e alunos a História do tangran e a sua origem chinesa. Confeccionamos o tangram, formamos várias figuras e foi escolhida uma para fazermos um marcador de livros.















Sala 10
Com  criatividade e a partir de materiais diversos os pais e alunos confeccionaram  cartões com diferentes temáticas e técnicas. Ficaram lindos!




















QUADRA

















Semana da Criança
Durante a semana de 15 de outubro a 18 de outubro realizamos em nossa escola atividades diferenciadas em homenagem as crianças. Contamos com o envolvimento de todos os funcionários que se empenharam e  garantiram o sucesso de nossa festa.

PARQUE INFLÁVEL













Apresentação dos palhaços, nossos agradecimentos ao nosso funcionário Fabricio R. de Carvalho e Rosangela Florencio de Souza Reis pela representação dos palhaços Xuxu e Berinjela.









DIA DO RIDICULO
Neste dia os alunos puderam vir para a escola com um cabelo ou uma roupa que achassem ridiculo. Os alunos capricharam.





































Campeonato de futebol


























































































































Fizeram dobraduras e pintura no rosto

















No 15 de outubro, nossa escola em parceria com os pais e alunos realizou uma homenagem aos professores e funcionários.























Evento será realizado de 27 de setembro a 13 de outubro no Pavilhão Vera Cruz. FORMATURA DO PROERD
MANHÃ




















FORMATURA DO PROERD
TARDE


















































  

FESTA CULTURAL - 29/06/2013

Neste ano, nossa escola decidiu realizar uma Festa cultural com o objetivo de prestigiar as tradições de nosso pais que é muito grande e possui uma diversidade em seus costumes e tradições.
Cada turma estudou uma região que envolveu pesquisas na biblioteca, no laboratório, sala de aula e o uso dos netbooks.



Em nosso trabalho de pesquisa focamos mais nas danças regionais e as turmas se organizaram para apresentar pelo menos uma das danças pesquisadas.
A apresentação destas danças se deu no dia 29 de junho de 2013  para os pais.

Cuidando do som, para que as apresentações fiquem bem bonitas.




DANÇA DO PEZINHO

O "Pezinho" constitui uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais populares e belas danças gaúchas. A melodia, tradicionalmente conhecida em Portugal e Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoral dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É necessário frisar que o "Pézinho" é a única dança popular rio-grandense em que todos os dançarinos obrigatoriamente cantam, não se limitando, portanto, à simples execução da coreografia.
Coreografia: há uma marcação de pés, os pares giram em redor de si próprios, tomados pelo braço.




BOI - BUMBÁ

A Região Norte tem pluralidade cultural, composta por diversas danças, crenças, comidas, festas, dentre outros aspectos que integram a cultura de um povo.
O Boi-Bumbá é uma vertente do Bumba Meu Boi, muito praticado no Brasil. É uma das mais antigas formas de distração popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, correspondendo à primeira expressão de teatro popular brasileiro.
O Festival de Parintins é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do Boi-Bumbá realizada desde 1913. No
Bumbódromo apresentam-se as agremiações Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul), sendo destinadas a elas três horas para cada apresentação. São três noites de apresentação, nas quais são abordados, através das alegorias e encenações, aspectos regionais, como: lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos. Anualmente, aproximadamente 35 mil pessoas prestigiam essa manifestação cultural.








QUADRILHA


A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras,  é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta
por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.











Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.
E hoje acompanha uma das festas mais tradicionais da região sudeste que é  a Festa Junina.


CAPOEIRA
Tudo leva a crer que a capoeira, um misto de dança e luta, tenha sido criada e desenvolvida no Brasil pelos escravos e seus descendentes, como meio de defesa, com base em tradições africanas, pois as referências populares e de estudiosos sempre mencionam as capoeiras de Angola e Regional.

O expoente máximo da primeira foi Mestre Pastinha; e da segunda Mestre Bimba que, além de nela introduzir variações sutis, criou os golpes “ligados” e “cinturados”, que não existem na capoeira de Angola, forma original da luta/dança. Segundo Mestre Pastinha, “capoeira é ginga, é malícia”. Ambos têm milhares de seguidores, em todo o mundo.

Em seu desenvolvimento, a capoeira tomou uma forma de revide, em resposta às ameaças e agressões físicas sofridas pelos escravos. Como arma de combate, ela utiliza os braços, as pernas, as mãos, os pés, a cabeça, os cotovelos, os joelhos e os ombros. Dos grupos de capoeira participam lutadores, com golpes de ataque e defesa, e instrumentistas.

Os instrumentos utilizados na capoeira são: berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco. O berimbau é o mais importante deles, pela sua originalidade e por dirigir o ritmo da luta. Existem vários toques, cada um com sua finalidade.
MACULELE

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira.
FERRA O PEIXE

As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.



CARIMBÓ


O Carimbó é uma dança típica do Estado do Pará, localizado na Região Norte, e áreas próximas como Bragança, Salinas e Ilha do Marajó. O nome carimbó aplica-se tanto a dança como a música. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio. Nesta parte observa-se a influência indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos com o corpo curvado para frente, sempre puxando-o com um pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante.

















EXPRESSO LAZER

Projeto Expresso Lazer trouxe muita animação  para nossa escola, nos dias 21/03 e 22/03  nossos alunos se divertiram muito com as atividades socioculturais e esportivas desenvolvidas. Um dos principais objetivos deste projeto é levar a brincadeira também para o ambiente escolar, cuja  proposta foi realizada com sucesso.
















REUNIÃO DE APM E CONSELHO



No dia 8 de março às 13 horas com segunda chamada âs 13h30 aconteceu  em nossa escola a Primeira Reunião de APM e Conselho de escola e a escolha de seus representantes.



REUNIÃO PEDAGÓGICA 13-04-2013