ATIVIDADES 2012









Sejam Bem -Vindo ao Mundo das Fábulas!

Os 2ºanos convidam a todos para viajar no mundo das fábulas!  A partir do 2 º trimenstre as turminhas   se envolveram com as fábulas , as professoras introduziram esse gêneroa partir de um projeto desenvolvido tanto na sala de aula quanto na biblioteca e no laborátório de informática!
 Para começar na biblioteca  foi montada a exposição em mesa temática de todo  acervo que a BEI dispunha sobre fábulas, assim,os alunos estabeleceram o primeiro contato com as fábulas.






Além disso,  as turmas  trabalharam    de diversas formas como a reescrita de fábulas  na biblioteca como a a da "Lebre e a Tartaruga"...



....Ludicamente com leituras   de outras fábulas  e  arte e colagem sobre a fábula "Assembléia dos ratos" ...





... E na  produção de seus próprios textos adaptando as suas produções em formato de jornal!
Aqui eles gravaram o jornal na BEI com a ajuda do Daniel e  da profª Magali


Vejam  como cada classe fez a  reconstituição em conjunto das fábulas  nas produções de vídeos de animação,  e em formato de jornal a seguir  :





Fábula   " O Leão e Ratinho"




2ª A- Profª Priscila:




2º C Profª Sandra Cenzi:









          





                             Fábula " A cigarra e a Formiga"

Nos vídeos abaixo, além  de  desenvolverem o texto coletivo, os alunos realizaram no laboratório  o desenho de reconstituição da fábula junto com as professoras das turmas auxiliados pela  professora do laboratório Magali.



2º Ano C - Profª Sandra Cenzi







                             

                                                   2º Ano A  Profª Priscila


                                                            








     Agora nas próximas produções confiram as  animações feitas em massinha pelos alunos e produzidas pela professora Magali e pelo Daniel da biblioteca. As turminhas adoraram trabalhar com massinhas e o resultado final ficou  muito bom!

2º Ano C- Profª Sandra Cenzi









                                                   
2º Ano A- Profª Priscila






                             Bastidores  das produções!


Daniel responsável pela BEI e Profª Priscila.

Profª Magali do laboratório









PROJETO PRINCESAS E CASTELOS

PROFESSORAS:  
ANGELA CRISTINA LANG
JUSSARA MARIA SOUZA RIBEIRO
MARIANNA DE O. FIGUEIREDO
PRISCILA RIBEIRO REIS ARAUJO
SANDRA REGINA DE PAULA CENZI
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS

O PROJETO


JUSTIFICATIVA
O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.

OBJETIVOS

·         Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
·         Ao escrever, garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto;
·         Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
·         Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
Incentivar o trabalho em equipe;
·         Estimular a criatividade;
·         Promover o hábito de leitura.
·         Incentivar o trabalho em equipe.
DESENVOLVIMENTO
Branca de Neve e os sete anões
·         Entrar no site e ver o trailer (laboratório de informática)
·         Sensibilização: filme da Disney – Branca de neve e os sete anões
·         Atividades de sala de aula:
*       Leitura da história
*       Utilizando fotos escrever a seqüencia dos fatos
*       Ordenar texto embaralhado

No laboratório
1ª aula (história da Branca de Neve e os Sete Anões)

*        http://www.disney.com.br/DVD/brancadeneve/  (assitir o trailer)
*       Entrando no mundo  das princesas  http://www.disney.com.br/princesas/  (clicar na Branca de Neve) Jogar (Vestir a Branca de Neve para o Festival)
entrar no livrinho para fazer a leitura.
*       Joguinho mostrar  foto – escrever  qual a parte da história que a foto mostra.

Tirar fotos Meninos de príncipe e meninas de princesa, fadas

2ª e 3ª  aula (Pinóquio)
Vamos conhecer algumas fadas e criar uma, editar o local onde mora e seu perfil.
(podemos montar um livro de fadas, suas características e o local onde mora.)



4ª aula –
*       Usando o foto mix tirar o fundo das fotos das crianças e colocar no cenário de uma história de contos de fadas. 
5ª, 6ª  aula – A princesa e o Sapo
*       ilustrar  o trecho da história ( A princesa e o sapo)  Utilizando o art pad , Cam Studio e o movie maker.


NA BIBLIOTECA


1ªaula – CD de áudio da Branca de Neve para que as crianças
2ª aula- Dramatização da história, utilizando vários recursos da biblioteca;
3ª aula – Assistir o vídeo da Branca de Neve
4ª aula- Leitura de uma história  e leitura de algumas versões diferentes
5ª aula – Produção de escrita da conclusão da história nos dias atuais, tendo a Branca de Neve casada com o Príncipe.

“ As atividades na biblioteca e laboratório como em outros ambientes da escola, tiveram o objetivo de compor uma proposta de trabalho cujas diferentes linguagens e formas de manifestações culturais não se excluíssem, mas se complementassem.”


Produto final

Livrinho digital e impresso com a produção dos alunos.

                          

ENTRANDO NO MUNDO DOS CONTOS
     O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.
    Fazendo a sensibilização do tema utilizando o site   http://www.disney.com.br/DVD/brancadeneve/  com o trailer do filme Branca de Neve e os Sete Anões e depois entramos no link   http://www.disney.com.br/princesas/ 

 










Usando fantoches, história da Branca de Neve e os Sete Anões










UM PEQUENOS ENSAIO.....





LEITURA DA HISTÓRIA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES








DESENHANDO O FUNDO DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE , TIRANDO FOTOS E TIRANDO O FUNDO PARA FAZERMOS UMA MONTAGEM......

Modelos de fundo

TIRANDO FOTOS DAS  PRINCESAS  E PRINCIPES

2ªA


 
 









2ªB


 

2ªC

 
 


2ªD

 


 








2ª E

 

 






 Depois de fazer o fundo e tirar as fotos é hora de montar tudo e juntar os dois.... Usamos um programinha que se chama fotomix.


 


 





2ªA
 


 
 


2ªB


 

 

2ªC








2ªD


 

 

 


2ºE