ATIVIDADES 2012
Sejam Bem -Vindo ao Mundo das Fábulas!
Os 2ºanos convidam a todos para viajar no mundo das fábulas! A partir do 2 º trimenstre as turminhas se envolveram com as fábulas , as professoras introduziram esse gêneroa partir de um projeto desenvolvido tanto na sala de aula quanto na biblioteca e no laborátório de informática!
Para começar na biblioteca foi montada a exposição em mesa temática de todo acervo que a BEI dispunha sobre fábulas, assim,os alunos estabeleceram o primeiro contato com as fábulas.
Além disso, as turmas trabalharam de diversas formas como a reescrita de fábulas na biblioteca como a a da "Lebre e a Tartaruga"...
....Ludicamente com leituras de outras fábulas e arte e colagem sobre a fábula "Assembléia dos ratos" ...
... E na produção de seus próprios textos adaptando as suas produções em formato de jornal!
Aqui eles gravaram o jornal na BEI com a ajuda do Daniel e da profª Magali
Vejam como cada classe fez a reconstituição em conjunto das fábulas nas produções de vídeos de animação, e em formato de jornal a seguir :
Fábula " O Leão e Ratinho"
2ª A- Profª Priscila:
2º C Profª Sandra Cenzi:
Fábula " A cigarra e a Formiga"
Nos vídeos abaixo, além de desenvolverem o texto coletivo, os alunos realizaram no laboratório o desenho de reconstituição da fábula junto com as professoras das turmas auxiliados pela professora do laboratório Magali.
2º Ano C - Profª Sandra Cenzi
2º Ano A Profª Priscila
Agora nas próximas produções confiram as animações feitas em massinha pelos alunos e produzidas pela professora Magali e pelo Daniel da biblioteca. As turminhas adoraram trabalhar com massinhas e o resultado final ficou muito bom!
2º Ano C- Profª Sandra Cenzi
2º Ano A- Profª Priscila
Bastidores das produções!
Daniel responsável pela BEI e Profª Priscila. |
Profª Magali do laboratório |
PROJETO PRINCESAS E CASTELOS
PROFESSORAS:
ANGELA CRISTINA LANG
JUSSARA MARIA SOUZA RIBEIRO
MARIANNA DE O. FIGUEIREDO
PRISCILA RIBEIRO REIS ARAUJO
SANDRA REGINA DE PAULA CENZI
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS
O PROJETO
JUSTIFICATIVA
O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.
OBJETIVOS
· Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
· Ao escrever, garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto;
· Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
· Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
Incentivar o trabalho em equipe;
Incentivar o trabalho em equipe;
· Estimular a criatividade;
· Promover o hábito de leitura.
· Incentivar o trabalho em equipe.
DESENVOLVIMENTO
Branca de Neve e os sete anões
· Entrar no site e ver o trailer (laboratório de informática)
· Sensibilização: filme da Disney – Branca de neve e os sete anões
· Atividades de sala de aula:
Leitura da história
Utilizando fotos escrever a seqüencia dos fatos
Ordenar texto embaralhado
No laboratório
1ª aula (história da Branca de Neve e os Sete Anões)
Entrando no mundo das princesas http://www.disney.com.br/princesas/ (clicar na Branca de Neve) Jogar (Vestir a Branca de Neve para o Festival)
entrar no livrinho para fazer a leitura.
Joguinho mostrar foto – escrever qual a parte da história que a foto mostra.
Tirar fotos Meninos de príncipe e meninas de princesa, fadas
2ª e 3ª aula (Pinóquio)
Vamos conhecer algumas fadas e criar uma, editar o local onde mora e seu perfil.
(podemos montar um livro de fadas, suas características e o local onde mora.)
4ª aula –
Usando o foto mix tirar o fundo das fotos das crianças e colocar no cenário de uma história de contos de fadas.
5ª, 6ª aula – A princesa e o Sapo
ilustrar o trecho da história ( A princesa e o sapo) Utilizando o art pad , Cam Studio e o movie maker.
NA BIBLIOTECA
1ªaula – CD de áudio da Branca de Neve para que as crianças
2ª aula- Dramatização da história, utilizando vários recursos da biblioteca;
3ª aula – Assistir o vídeo da Branca de Neve
4ª aula- Leitura de uma história e leitura de algumas versões diferentes
5ª aula – Produção de escrita da conclusão da história nos dias atuais, tendo a Branca de Neve casada com o Príncipe.
“ As atividades na biblioteca e laboratório como em outros ambientes da escola, tiveram o objetivo de compor uma proposta de trabalho cujas diferentes linguagens e formas de manifestações culturais não se excluíssem, mas se complementassem.”
Produto final
Livrinho digital e impresso com a produção dos alunos.
ENTRANDO NO MUNDO DOS CONTOS
O mundo dos contos de fadas pode trazer momentos de encantamento, sonhos, magia e é esse sentimento que queremos despertar em nossos alunos, juntamente com o gosto pela leitura.
Fazendo a sensibilização do tema utilizando o site http://www.disney.com.br/DVD/brancadeneve/ com o trailer do filme Branca de Neve e os Sete Anões e depois entramos no link http://www.disney.com.br/princesas/
Usando fantoches, história da Branca de Neve e os Sete Anões
LEITURA DA HISTÓRIA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
DESENHANDO O FUNDO DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE , TIRANDO FOTOS E TIRANDO O FUNDO PARA FAZERMOS UMA MONTAGEM......
Modelos de fundo
TIRANDO FOTOS DAS PRINCESAS E PRINCIPES
2ªA
2ªB
2ªC
2ªD
2ª E
Depois de fazer o fundo e tirar as fotos é hora de montar tudo e juntar os dois.... Usamos um programinha que se chama fotomix.
2ªB
2ªC
2ªD
2ºE
05:35 |
Category: |
0
comentários